Hoje não, amanhã, talvez... Ontem, nunca!

[orkut] Marcondes, Raisa Larissa
[e-mail] raisalarissamq@gmail.com
[facebook] Raisa Marcondes

''Escrever é o que me liberta e me faz imaginar
imaginar um mundo onde não tenha que me calar
Esperar por amanhãs melhores e noites mais quentes
Onde a lua não se esconde, onde a dor não se sente''

11 fevereiro 2011

Em defesa do menino bruxo!

Quem é da mesma geração que eu, sabe bem quais foram os filmes que marcaram nossa tão saudosa adolescência. Um destes, o qual defendo aqui com unhas e dentes, é ''Harry Potter''. Pode parecer estranho a primeira vista que uma cinéfila como eu queira se ''manchar'' defendendo um suposto/pseudo ''blockbuster''. Minhas razões são nobres:

01) O elenco se sustenta desde o primeiro filme, não nos nomes dos três iniciantes desconhecidos protagonistas. O charme do filme está em sem elenco adulto que foi capaz de reunir grandes nomes do cinema inglês desde o primeiro longa, em ''Harry Potter e a pedra filosofal''. Atores como Richard Harris, como Dumbledore, Maggie Smith, como McGonagal e Alan Richman, como Snape. Tudo isso só no primeiro filme.

02) De lá para cá a franquia milionária da septologia magica só melhorou... e mutio! A direção, depois de passar pelas mãos de 02 mentes diferentes, acalmou-se nas mãos de David Yates, que acompanhou a franquia até o final, foi melhorando e muito. O primeiro filme trás uma carga leve nas mãos de Chris Columbus, que lhe dá o ar infantil que mereceu no início. A maioria do público era infantil, os protagonistas eram crianças e isso foi uma boa mistura.

03) Com Alfonso Cuarón no comando do terceiro longa (Harry Potter e o prisioneiro de Askaban), vemos um avanço técnico bacana. Gary Oldman, o eterno Drácula, embarca no navio de Harry e é uma ótima adição de talento à saga. Aí, neste mesmo filme, há o desabrochar do talento daquela que viria a ser a melhor jovem atriz da saga: Emma Watson.

04) David Yates chega no quarto filme para ficar como o diretor oficial até o final. Junto com ele, o grande vilão encarna na pele de ninguém menos que Ralph Fiennes. Lógico que Fiennes não se entrega por inteiro ao personagem, em toda a sua dramaticidade, mas nem por isso deixa a desejar. Além de tudo o filme foi feito para ser apreciado pelos jovens, que não estão nem aí para o fato do filme ser Oscarizado ou não.

05) Um dos slogans do quinto filme da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix, diz: ''A rebelião vai começar''. E é aí que Harry Potter deixa para trás toda a sua carga de filme fantasia para crianças e começa a conquistar fãs de todas as idades que estavam relutantes no início do milenio, quando os primeiros filmes foram surgindo. A carga dramática de extende mais uma vez quando a atriz Helena Bonham Carter se transforma completamente numa das mais amadas vilãs de todos os tempos! Ela é a mais perfeita interpretação em toda a saga.

Helena Bonham Carter - A melhor vilã da saga
06) Aí quando os críticos mais céticos não podiam mais entortar o nariz, chega Harry Potter e o enigma do príncipe. O Oscar reconheceu, não o bastante para dar-lhe o pêmio, mas foi indicado. Esse foi o momento máximo de Harry Potter até hoje. Carga dramática pesada. Atmosfera sombria, muito bem representada na excelente fotografia. Interpretações magníficas de Carter, como Belatrix Lestrange e a melhor atuação juvenil de Emma Watson.

07) A saga vai terminar. Os fãs já sabem o final. Os críticos estão com medo de provarem que eles estavam errado. Eu estou certa de que a saga do bruxinho no futuro vai ser reconhecida como uma das melhores adaptações literárias dos últimos tempos. O que sustenta Harry Potter não é Daniel Radcliffe somente, nem o fato de Harry ser um bruxinho órfão. O que sustenta ese filme são os atores sensacionais que dão suporte aos menores, trilha sonora maestral composta por um dos melhores nomes no ramo (John Williams), aspectos técnicos que souberam moldar o mundo fantástico de Harry Potter e, por último mas não menos importante, uma narativa imaginativa de uma escritora britânica que um dia, numa viagem de trem, imaginou o bruxinho mais amado do mundo.

Um comentário:

Futuro Eletronico disse...

Ola meu nome é Leandro,dono do blog
http://futuroeletronico.blogspot.com/,vim agradecer o seu comentaria,e fique a vontade para fazer qualquer pergunta ficarei feliz se puder te ajudar.
e parabens pelo seu blog tudo de baum pra vc,tenha um bão dia.